Confira abaixo a História do município de União Paulista:

União Paulista foi fundada por um mineiro generoso, Martiniano Antonio Rodrigues, nascido na cidade de Vila Duarte.

A história da cidade começou em meados de 1924, quando ele saiu de seu estado para esta região de mudança com a família. Trouxe a esposa, quatro filhos, carro de bois e apropriou-se de sua fazenda de 152 alqueires. Rodrigues construiu a primeira casa de tijolos as margens do Ribeirão Santa Bárbara. Mas devido às dificuldades encontradas no local, resolveu doar parte de suas terras para que se formasse uma povoação.

Em 1928, ele doou cerca de 150 mil metros quadrados de terreno.

E em 23 de agosto do mesmo ano fundou-se um povoado com o nome de União.

As terras férteis do local, propícia para o plantio de café, arroz, milho e demais cereais, outras famílias se dirigiram a região a fim de explorarem as terras.

Em 1933 a cidade teve a primeira capela construída, sendo a padroeira Nossa Senhora da Aparecida. A missa de inauguração foi rezada no dia primeiro de fevereiro do mesmo no da construção da capela, pelo Padre Fidelles.

O povoado tornou-se distrito de Monte Aprazível em 1951, e seu nome mudou-se para Vila União. O primeiro grupo escolar foi construído em 1953, e dirigido por Leonilda Piedade.

Em 1955, foi edificada a igreja matriz por Manoel Flores, com a mesma padroeira.

Com o frequente progresso do distrito, no dia 28 de fevereiro de 1964, por meio da Lei Estadual nº 8.092, foi elevado a Município, com o nome de União Paulista. Foi considerada então, a data festiva de emancipação do município, 21 de março de 1965.

O primeiro Prefeito de União Paulista foi Antenor Sabino Pereira eo vice-prefeito Gonçalves Pezarezi.

Os primeiros vereadores da cidade foram Juvenal Rodrigues Lázaro, Aprígio Cassiano de Paulo, Olímpio Bego, João Pezarezi, Antonio Martins Flores, Pedro Gui, Antonio Puga Lopes, Laércio Leme e Ubaldo Lourenço.

Hino do Município de União PaulistaLetra: Conceição Aparecida Camilo Rossini | Música: Renato R. Marques

Foi em mil novecentos e vinte e quatro
Que a história começou
Com a chegada de um mineiro destemido