18 JUL 2014
SAÚDE E BELEZA
Reforma e ampliação do Centro de Saúde são entregues
Melhorias vão atender a demanda do município
Nesta semana foram inauguradas as obras de reforma e ampliação do Centro de Saúde de União Paulista, que voltou a funcionar no município. No total foram gastos R$ 215 mil na melhoria da unidade de saúde, através de um convênio com o Estado.

Segundo a prefeita Marli Padovezi Teixeira, foram construídas duas novas salas, adequações em todas salas, reforma geral, uma sala foi destinada para atendimento de emergência, além de construção de mais banheiros. “A nossa coordenadora de saúde, Silvana Picolo, fez o projeto de ampliação e reforma da Unidade de Saúde e enviamos ao Estado para firmar esse convênio. Nós temos salas realmente adequadas para todo atendimento ambulatorial”, destaca.

A prefeita está esperando agora a liberação do valor de R$ 150 mil para equipar a Unidade Básica de Saúde e a compra de veículos. “Vamos equipar toda a Unidade de Saúde, vamos vender a Courrier, que está bem desgastada e comprar outro carro para suprir a necessidade da SUCEN e Vigilância Sanitária, assim eu renovo a frota e diminui gastos com oficinas”, afirma. Ela ainda destaca o funcionamento da Unidade. “Todos os equipamentos que estão lá, estão aptos a continuar desenvolvendo o trabalho, os novos vão substituir alguns que são necessários”.

“Entre os equipamentos que adquirimos ao longo dos quase 6 anos a frente da prefeitura, estão, eletrocardiograma e eletrocautério, além de equipamentos completos para esterilização de material”, lembra Marli.

Além da reforma no Centro de Saúde, a prefeita fala também sobre um programa de saúde bucal. “Hoje estamos contando com uma nova dentista, que é a nova coordenadora de saúde bucal. Ela está fazendo um ótimo trabalho, fazendo um levantamento de toda escola e creche escola para que haja um atendimento amplo a toda população de União Paulista”, explica. O município também estará ativando o programa das gestantes, que antes não passavam pelos dentistas.

De acordo com a prefeita a expectativa é de que o município ganhe o Programa Mais Médicos. “Diante do levantamento da quantidade de médicos para Brasília, a carga horária daqui diz que não precisamos de mais médicos pela nossa carga horária. Eu quero ganhar o programa, por isso vamos adequar o horário e exigir dos nossos profissionais, pois precisamos contar sempre com pessoas comprometidas, já que somos uma população carente e que mora longe dos lugares que tem recursos”, avalia a chefe do Executivo.

A prefeita ainda tem um sonho. “Trabalhei durante 32 anos na saúde do município e sempre sonhei em melhorar o atendimento, melhorar a saúde em União Paulista, tenho muito amor e agora é hora de realizar esse sonho”, finaliza Marli.
Autor: Daniel de Paula