09 DEZ 2014
SAÚDE E BELEZA
Vereador questiona realização de exames pelo SUS
Na última semana, o vereador Luiz Antônio Petrele, o Futrica (PMDB), procurou a nossa equipe de reportagem questionando sobre a realização de exames pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de União Paulista.

Segundo o vereador, no dia 18 de novembro, ele foi até o laboratório de Monte Aprazível, que mantém convênio com o município, com a guia para exames laboratoriais e teve de fazer o pagamento. “Esse é um acompanhamento que faço e lá fui informado que estava faltando um carimbo e assinatura da coordenadora de saúde autorizando o exame, então tive de fazer o pagamento no valor de R$ 70,00”, afirma Futrica.

Nossa equipe de reportagem entrou em contato com o laboratório em questão e questionamos sobre o procedimento para fazer exames pelo município de União Paulista, uma atendente nos informou: “Tem que passar pela Unidade de Saúde e pegar a guia para o exame, no entanto para fazer pelo município a guia deve estar carimbada e autorizada pela coordenadora de Saúde, caso não esteja, os exames deverão ser feitos particulares”, disse. Ela ainda informou que a coleta também é feita na Unidade de Saúde. “Eles fazem a coleta do material de segunda-feira e enviam pra nós”, conclui.

Coordenadora de saúde esclarece mal entendido e explica coleta de exames laboratoriais

A coordenadora de Saúde de União Paulista, Andrea Christiano, explica que há um mês foi implantado um novo sistema de coleta para realização de exames laboratoriais tanto para Hospital de Base, que é referência, quanto para o laboratório de Monte Aprazível, no qual foi firmado convênio e a prefeitura paga pelos exames. “Foi normatizado todo atendimento do SUS e por isso ninguém terá privilégio sobre ninguém”, afirma.

Segundo a coordenadora, após a reforma da Unidade Básica de Saúde e adequação da sala de coleta, os materiais são colhidos na própria unidade. “Quando a unidade funcionava no prédio da Creche Antiga e lá não tinha sala de coleta, os pacientes iam no laboratório. Agora o paciente passa pela consulta com o médico e ele identificando a necessidade de colher material para exame, encaminha o paciente a pós-consulta informatizada e lá ele é informado e faz o agendamento da coleta”, explica. Ela diz que a mudança foi sinalizada. “Todo paciente que vier aqui (Unidade de Saúde) verá os informativos sobre a coleta dos exames laboratoriais e também serão informados na pós-consulta”, completa.

A única exceção é para casos urgentes. “Em caso de ser solicitado prioridade pelo médico, a gente já encaminha o paciente para coleta direto no laboratório em Monte Aprazível, no entanto a guia deverá ser carimbada e autorizada por mim para realização do exame pelo município”, lembra a coordenadora.

As coletas de exames laboratoriais para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), são realizadas as segundas-feiras das 06h30 às 07h30, na Unidade Básica de Saúde de União Paulista. Para mais informações basta procurar a Coordenação Municipal de Saúde ou pelo telefone (17) 3278-1140.