04 SET 2014
Fatiana Ferreira é campeã e vice em Barretos
Amazonas conseguiu o título da ANTT e o vice-campeonato do 22º Barretos International Rodeo
Fatiana Ferreira, de União Paulista-SP, conquistou o título nacional da ANTT (Associação Nacional de Três Tambores), vencendo a quarta e última noite da prova dos Três Tambores de Barretos, no dia 24 de agosto, com o tempo de 17.968. A amazonas já havia vencido as três etapas anteriores na 59ª Festa do Peão de Boiadeiro.

Fatiana conquistou o bicampeonato, o outro título foi em 2009. Ela igualou o feito de outras duas amazonas da região, Keyla Cristina Polizello e Daiane Sudário da Silva, com dois títulos nacionais da ANTT conquistados.

No último final de semana, conquistou o segundo lugar no 22º Barretos International Rodeo, realizado na Festa do Peão de Boiadeiro. “Esse é um título que eu ainda não consegui. Fui pela segunda vez vice-campeã. Estou em busca desse campeonato, mas agora só em 2015”, afirma Fatiana.

Três Tambores

É a única prova feminina do rodeio. Com até milésimos de segundos, valendo a competição, a prova conta com um sistema totalmente eletrônico. Ao ultrapassar a linha imaginária que liga um conjunto de fotocélula o cronometro é automaticamente disparado. A competidora tem que contornar três tambores dispostos de forma triangular no menor tempo possível. Caso venha derrubar algum tambor ela será penalizada em 5 segundos por tambor derrubado. Logo após a sua apresentação ela tem o seu animal vistoriado. Se tiver alguma marca proveniente de chicote/espora fora de padrão será automaticamente desclassificada. Para dar uniformidade à prova, a competidora com sua tralha deverá pesar no mínimo 65 kg. Caso isso não ocorra, há necessidade de complemento que é feito através de colocação de pesos até atingir esse numeral.

Sobre a Amazonas

Fatiana Ferreira Garcia Pignanelli, 29 anos, nasceu em Guaíra-SP e mora em União Paulista-SP há sete anos. Seu interesse pela prova dos Três Tambores começou cedo. “Aos 14 anos eu fui a Barretos e vi a prova e gostei. Pedi a mãe e comecei a treinar”, conta.

Como já montava a cavalo não teve problema e os pais sempre apoiaram. Com 15 anos disputou sua primeira competição e foi justamente em Barretos. “Eu não tinha muita noção de como eram as competições e também acabei caindo do cavalo. Foi uma experiência ruim, mas tive ainda mais vontade de vencer”, lembra.

Fatiana formou-se em zootecnia na faculdade de Uberaba-MG. Durante os estudos ficou difícil competir, mas mesmo assim nunca deixou de vez as competições. “Participava menos, pois tinha provas na faculdade e eu não podia abandonar os estudos também, mas sempre segui em frente”, diz ela que cultiva uma plantação de feno.

Durante sua carreira conquistou vários títulos. Em 2005 foi campeã nacional e vice no mesmo ano. Em 2008 foi novamente campeã nacional por duas vezes com o menor tempo do nacional inteiro (17.647), que teve mais de 5 mil inscrições entre homem e mulher.

Em 2009 foi campeã da ANTT. Também conquistou títulos em vários rodeios por onde passou e em provas da ABQM (Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto-de-Milha).

Em 2014 foi campeã do congresso, vencendo em duas categorias: feminina e amadora.

Mora em uma fazenda, em União Paulista-SP. Possui três cavalos da raça quarto-de-milha, gastando cerca de R$ 1 mil por mês com cada um. Nas últimas competições montou o cavalo Exclusive Moon, de seis anos de idade. Para manter a forma, treina em média 3 horas diárias.

Fotos: André Silva
Autor: Daniel de Paula